Plantão 24Hs: (041) 3336-7043 9935-9692 9131-7639

Odontologia

RUB_8277 RUB_8296

Muitas doenças  começam pela boca: As bactérias atacam as gengivas e os dentes quebrados,  e se proliferam pelo corpo através da corrente sanguínea.

O processo é lento mas a infecção acaba atingindo órgãos internos como fígado, rins ou coração, causando várias doenças e até a morte do animal.

Cães e gatos estão sujeitos à doença periodontal, causando inicialmente uma gengiva avermelhada e mau hálito e depois placa bacteriana e cálculo dental (“tártaro”), gengiva sangrante com retração ou hiperplasia, e perda dos dentes. Os gatos podem sofrer de outra grave enfermidade: A  reabsorção odontoclástica que traz dores atrozes.

As vezes,  animais que tem um cheiro desagradável, na realidade  se lambem e passam o cheiro da boca para os pêlos dando impressão que o cheiro vem do corpo.

Por tudo isso que a visita ao veterinário anualmente é importante para uma avaliação e limpeza dentária.

Como nem sempre é fácil a escovação dental,  podemos fazer a limpeza na clínica, quando cada dente será polido, submetido a ultra-som para retirada co cálculo e  depois limpo com  jato de bicarbonato.

O procedimento dura em média 2 a 3 horas, geralmente ele vem pela manhã e vai embora a noite do mesmo dia.

Sintomas:

1. Perda de Apetite e dor ao comer alimentos duros.

2. Gengivas inflamadas e mau hálito.

3. O comportamento muda. Dependendo do animal, ele pode ficar agressivo ou tornar-se apático.

Cheque a boca do animal com frequência para detectar alteração de cor, dente lascado ou fraturado,  pois a exposição da parte interna do dente abre caminho para as bactérias penetrarem no organismo. Neste caso procure ajuda com o veterinário imediatamente.