Além disso todo cuidado na anestesia que exige esse tipo de procedimento.
Veterinários especialistas vão cuidar muito bem dos dentinhos dos seus baixinhos.
O processo é lento mas a infecção acaba atingindo órgãos internos como fígado, rins ou coração, causando várias doenças e até a morte do animal.
Cães e gatos estão sujeitos à doença periodontal, causando inicialmente uma gengiva avermelhada e mau hálito e depois placa bacteriana e cálculo dental (“tártaro”), gengiva sangrante com retração ou hiperplasia, e perda dos dentes. Os gatos podem sofrer de outra grave enfermidade: A reabsorção odontoclástica que traz dores atrozes.
As vezes, animais que tem um cheiro desagradável, na realidade se lambem e passam o cheiro da boca para os pêlos dando impressão que o cheiro vem do corpo.
Por tudo isso que a visita ao veterinário anualmente é importante para uma avaliação e limpeza dentária.
Como nem sempre é fácil a escovação dental, podemos fazer a limpeza na clínica, quando cada dente será polido, submetido a ultra-som para retirada co cálculo e depois limpo com jato de bicarbonato.
O procedimento dura em média 2 a 3 horas, geralmente ele vem pela manhã e vai embora a noite do mesmo dia.
Sintomas:
1. Perda de Apetite e dor ao comer alimentos duros.
2. Gengivas inflamadas e mau hálito.
3. O comportamento muda. Dependendo do animal, ele pode ficar agressivo ou tornar-se apático.
Cheque a boca do animal com frequência para detectar alteração de cor, dente lascado ou fraturado, pois a exposição da parte interna do dente abre caminho para as bactérias penetrarem no organismo. Neste caso procure ajuda com o veterinário imediatamente.